- Quer receber conteúdo no seu e-mail?
(11) 96602-3427
A infiltração é um dos problemas mais comuns dos tempos atuais no cotidiano das pessoas. Esse problema é ainda mais comum quando destacamos problemas de infiltração entre a esquadria e a parede.
Parece assustador ter que lidar com infiltração para profissionais da área e essa dúvida é comum dentro dos cursos ministrados pela Cfreitas Treinamentos.
Com isso desenvolvemos esse texto para ajudar você profissional que em algum momento terá que lidar com isso na sua carreira.
Existem duas formas de instalar a esquadria na alvenaria.
A primeira é a instalação diretamente na alvenaria, utilizando buchas e parafusos ou em alguns casos espuma expansiva (não recomendamos essa prática).
A segunda maneira de instalação é utilizando o contramarco chumbado na alvenaria e fixando a esquadria dentro do contramarco de forma mecânica (com o auxílio de parafusos).
É comum que a esquadria seja diretamente instalada no vão e como consequência dessa forma de instalação é que em algum tempo é bem provável que você tenha problemas com umidade, bolor e fissuras. (Falamos mais sobre isso nesse texto “Como instalar esquadrias sem contramarco”).
Observação: Se você não está familiarizado com o assunto e não sabe a diferença entre marco e contramarco, clique nesta frase em destaque para ler nosso artigo sobre: “Saiba a diferença entre Marco e Contramarco”.
A causa da infiltração é a água que penetra a parede pelas frestas junto à verga da janela ou principalmente pelas frestas entre o marco da esquadria e o vão/parede.
Isso acontece pelo fato de que os perfis de alumínio são ocos por dentro e com a chuva e os ventos a penetração de água nesse espaço é praticamente certa. O vento empurra a chuva para a alvenaria que desce até as vergas, podendo em casos de fissuras ter uma penetração de água da chuva.
Falando de instalação de esquadria a melhor forma de realizar esse processo para evitar infiltração é realizando a instalação com o uso de contramarco instalado e chumbado no vão por meio de grapas/chumbadores e massa no traço 3:1.
Com o contramarco instalado, você deve inicialmente limpá-lo com pincel tirando os respingos de massa e depois deve passar um cordão de silicone em todo o perímetro.
Em seguida instalar a esquadria dentro do contramarco, fixando por meio de parafusos e presilhas de travamento dos arremates de acabamento.
Desta forma, quando a água da chuva descer pela parede e for empurrada pelo vento para as folhas e montantes, a água irá descer para o trilho inferior que escorrer até a caixa de dreno, além disso, caso exista acúmulo de água, não será um problema já que a parte interna do contramarco tem altura para evitar o transbordo de água.
Nos mande uma mensagem com sua dúvida, será um prazer responde-la.
Cadastre seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos.
Chega de perder obras e clientes por atraso, falta de gestão e principalmente falta de mão de obra qualificada. Desenvolvemos conteúdos práticos para expandir seus negócios.
Entre em contato clicando no link abaixo:
Todos os direitos reservados. Desenvolvidos por bizlabs.cc
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados